setembro 28, 2008

Do “ envelope 9 “ aos Açores ilegal

O tempo que medeia o ultimo post e o que escrevo hoje, sem ser muito tempo ( 3 meses), parece que foi á um século tal a quantidade de acontecimentos que perpassaram a nossa sociedade.

Sem ser melhor ou pior, até o tempo era diferente, se á altura o sol cobria as lindas praias do sul, hoje escrevo ao sabor de um melancólico mas não menos bonito Domingo, passado sem pressões de qualquer espécie, com os tilintar do grossos pingos na janela e no remanso do ambiente familiar, onde o sossego é padrão.

Mas vim aqui não para falar de mim, mas para tentar alinhavar algumas ideias do muito que se passou, sem que vislumbre melhorias que possibilitem um mundo mais puro, prospero e fraterno.

Embora tentem fazer passar o contrario, uma das consequências da politica neoliberal do PS, foi a quantidade se assaltos á mão armada, muito deles violentos, o que gerou uma onda de insegurança nunca sentida no nosso meio. Digo sentida,porque não estou a inventar, até porque muito dificilmente encontraremos alguém que não tenha sido atingida por este flagelo social.
Perante a evidência, só resta ao governo dar o dito por não dito e, os elementos que antes não fariam falta, agora são fundamentais.

No entretanto, o Presidente Cavaco do alto das suas atribuições, descobre que os Açores existe desde sempre de forma ilegal…assim, de forma pungente e preocupadíssimo alerta o país para o facto de forma tanto ou mais despropositada…só comparável ao que fizera Jorge Sampaio sobre o “ envelope 9 “ vulgo Casa Pia, que como é obvio deu em nada, como em nada deu a inconstitucionalidade dos Açores, votada na assembleia da Republica que ficou como dantes.

No meio da subida dos preço dos combustíveis, dos números de desempregados, do trabalho precário, da perda de regalias em toda a linha até porque o código do trabalho foi aprovado, surge o Magalhães.
Não, não é uma alta individualidade, mas é como se fosse…é um computador portátil que tem como grande e maior qualidade ser inquebrável. De tal ponto este PC é importante para o bem nacional, que como agentes comerciais a promove-lo estão Sócrates e seus ministros como tudo o que se movimenta na sombra do governo. Que empresa de preferência pequena, não desejaria vendedores com esta capacidade de influencia???

No entretanto, o comício de Guimarães é de arromba, onde a opulência contrasta com as reais dificuldades do pais real, onde a renda da casa não se consegue pagar apesar de todas as benfeitorias apregoadas pelo governo. Governo que «muito preocupado» com declínio demográfico, defende no ventre da sua juventude (JS – juventude Socialista) o casamento entre homossexuais. Querem melhor forma de fazer disparar taxas de natalidade???

Para terminar, que melhor fecho posso encontrar que verificar que o sistema capitalista, feito em frangalhos devido á ganância, recorre a nacionalizações, processo revolucionário, combatido pelo capital, mas que agora serve ás mil maravilhas para continuar a alimentar a sua gula.


A pequena resenha que faço, é ínfima relativamente ao muito que se passou. Assim, Portugal entre outras coisas é o país menos competitivo da Europa

Sem comentários: