novembro 09, 2011

Antonia Leandro.


Faleceu hoje em Baleizão, Antonia da Graça Leandro Palma, mais conhecida por Antónia Leandro de 76 anos, uma das ultimas sobreviventes, do grupo de mulheres destemidas que com Catarina Eufémia a 19/5/54, fizeram frente á besta na tentativa de reivindicarem pão para os filhos. Filhos que no caso de Catarina (3) e devido ao sucedido ficaram órfãos de mãe.
O que posso dizer mais de Antónia Leandro para alem de me sentir muito orgulhoso de a ter como Madrinha de baptismo mesmo sem ser baptizado, quero dizer que esta mulher apesar de não saber uma letra tamanho do mundo, lutou pela razão apesar da desproporção de força já que no outro lado estava um Salazar bem montado nos seu esbirros personificados no caso, pelo tenente carrajola
Antónia Leandro , Catarina Eufémia e outras tão letradas quanto estas, foram capazes de lutar pelas 8 horas de trabalho, coisas que os jovens de hoje, carregados de mestrados lutam por um posto de trabalho a qualquer preço e com qualquer horário.
De uma coisa estou certo. A haver culpados ao ponto humilhante a que chegamos, NUNCA poderá ser atribuída a mulheres desta envergadura.

Madrinha, onde quer que esteja um GRANDE bem haja por ser quem foi e por ter deixado a semente da sua coragem OBRIGADO .

Sem comentários: