julho 22, 2012

Helena Cidade Moura V Pedro Ramos de Almeida

Pedro Ramos de Almeida foi: Um ilustre lutador contra o regime da ditadura
Desde os 18 anos que era membro do Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil), tendo sido preso em 1954, torturado e sujeito à tortura do sono, e condenado a quatro anos de prisão.
O longo julgamento dos 55 membros da Comissão Central do MUD Juvenil, entre os quais o futuro presidente de Angola Agostinho Neto, envolveu dezenas de advogados e decorreu no Tribunal Plenário do Porto entre 1955 e 1957.
Enquanto estudante de Direito foi um dos líderes da luta dos estudantes das três academias (Lisboa, Porto e Coimbra), em 1960, contra o célebre decreto-lei n.º 40900, aprovado pelo Governo em 1956, que visava controlar a atividade das associações de estudantes.

http://expresso.sapo.pt/morreu-pedro-ramos-de-almeida=f741424

Helena Cidade Moura, foi a mentora da grande campanha de alfabetização levada a cabo em Portugal, no pós-25 de Abril. Cidade Moura, que lutou pela liberdade, acompanhou mais de 400 cursos de alfabetização e tornou-se um símbolo desse trabalho de enorme importância

http://www.ptjornal.com/201207219809/geral/sociedade/morre-cidade-moura-que-combateu-a-ditadura-e-ensinou-a-defender-a-liberdade.html

Morreu o Saraiva e foi o que se viu, morreram dois anti-fascitas e quase que passa despercebido.

A minha  homenagem  ao dois, é precisamente deixar aqui a minha revolta. Se não acordamos depressa , um dia destes temos ai um qualquer botas a morder-nos nas canelas.







Sem comentários: